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Nos Serviços Administrativos encontra-se a Provedoria e diversos serviços de suporte à atividade geral da Misericórdia. Estão aqui centralizados serviços de tesouraria, contabilidade, análise financeira, recursos humanos bem como qualidade, higiene e segurança no trabalho, comunicação e marketing.

Nesta estrutura são muitas vezes definidas metodologias para uma adequada gestão dos recursos da instituição procurando a melhoria do desempenho económico-financeiro das diferentes valências desta Santa Casa, centrada num aumento da satisfação dos seus utentes e clientes.

É o espaço central onde reúnem Órgãos Sociais e diversas entidades.

Para além disso funcionam também o Serviço de Atendimento das valências sociais onde se procedem a atos de inscrição, admissão e pagamentos bem como ao esclarecimento de dúvidas que com estas estejam relacionados.

Com a implementação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade confirmado pela certificação na norma ISO 9001:2008, no ano de 2005 ficou assegurada a prestação de um melhor serviço aos seus utentes/clientes com a melhoria na condução dos processos individuais, dos critérios de seleção, atendimento e informação.

O serviço está mais atento às necessidades do âmbito interno em estreita colaboração com a sua administração e os responsáveis pelas áreas jurídica, financeira, recursos humanos e qualidade no que concerne a: programas de apoio; sugestões de clientes e utentes; necessidades de formação; retidão nas contas; cumprimento de todas as obrigações a que uma IPSS está sujeita, e rigor na gestão, traduzido em resultados operacionais ligados à elaboração mensal e anual e mapas examinadores e provisionais de tesouraria.

  1. QUALIDADE
  2. HSST
  3. SERVIÇO DE ATENDIMENTO

O Departamento da Qualidade procede implementação e controlo de todos os procedimentos associados aos Sistemas de Gestão de Qualidade implementados na instituição. A SCMPL é uma instituição com selo de qualidade. Desde 2005 que mantém as suas valências certificadas ao abrigo da norma ISO 9001. Iniciou este processo nas valências sociais tendo posteriormente sido alargado às valências da saúde e formação. Atualmente todas as valências estão certificadas por esta norma. Em dezembro de 2015, a SCMPL foi também certificada nas suas respostas sociais (infância e seniores) pela norma EQUASS – European Quality in Social Services.

Na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso a área de Higiene, Segurança e Saúde do Trabalho tem como objetivo a proteção do trabalhador no seu local de trabalho de forma a:
• Reduzir os acidentes de trabalho e das doenças profissionais,
• Identificar os fatores que podem afetar o ambiente de trabalho e o trabalhador;
• Eliminar as condições inseguras do ambiente de trabalho;
• Dar formação aos trabalhadores para sensibilizar a aplicação de medidas preventivas e assim eliminar ou reduzir os riscos profissionais.

Entre as principais atividades da Segurança do Trabalho na nossa instituição, destacam-se:

• Avaliação e prevenção dos riscos profissionais;
• Planeamento e promoção da prevenção de segurança e saúde dos trabalhadores, de forma integrada;
• Conceção de planeamento de emergência e simulacros;
• Redução da sinistralidade laboral e minimização das lesões e doenças resultantes da atividade laboral.

No balcão de atendimento dos Serviços Administrativos Centrais procede-se ao atendimento do utente/cliente das valências sociais bem como ao atendimento de pessoas cujos assuntos pretendam ver encaminhados para a Provedoria ou outros serviços em funcionamento neste edifício.

Neste balcão funcionam os seguintes serviços:

  • Pré-inscrições/inscrições ou renovações de matrícula nas valências de infância (creche, pré-escolar e CATL);
  • Pré-inscrições/inscrições nas valências sénior (ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas; Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário);
  • Inscrição na “Componente de apoio à Família” protocolada com a CMPL onde a instituição garante os serviços de refeições e prolongamento de horários prestados no serviço público;
  • Recolha de informação e documentação relativa à constituição e atualização dos processos individuais dos utentes;
  • Pagamentos de mensalidades relativas às valências sociais e os serviços protocolados com o serviço público;
  • Esclarecimentos e informações relativas aos diversos serviços em funcionamento no edifício.
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