Nos Serviços Administrativos encontra-se a Provedoria e diversos serviços de suporte à atividade geral da Misericórdia. Estão aqui centralizados serviços de tesouraria, contabilidade, análise financeira, recursos humanos bem como qualidade, higiene e segurança no trabalho, comunicação e marketing.
Nesta estrutura são muitas vezes definidas metodologias para uma adequada gestão dos recursos da instituição procurando a melhoria do desempenho económico-financeiro das diferentes valências desta Santa Casa, centrada num aumento da satisfação dos seus utentes e clientes.
É o espaço central onde reúnem Órgãos Sociais e diversas entidades.
Para além disso funcionam também o Serviço de Atendimento das valências sociais onde se procedem a atos de inscrição, admissão e pagamentos bem como ao esclarecimento de dúvidas que com estas estejam relacionados.Com a implementação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade confirmado pela certificação na norma ISO 9001:2008, no ano de 2005 ficou assegurada a prestação de um melhor serviço aos seus utentes/clientes com a melhoria na condução dos processos individuais, dos critérios de seleção, atendimento e informação.
O serviço está mais atento às necessidades do âmbito interno em estreita colaboração com a sua administração e os responsáveis pelas áreas jurídica, financeira, recursos humanos e qualidade no que concerne a: programas de apoio; sugestões de clientes e utentes; necessidades de formação; retidão nas contas; cumprimento de todas as obrigações a que uma IPSS está sujeita, e rigor na gestão, traduzido em resultados operacionais ligados à elaboração mensal e anual e mapas examinadores e provisionais de tesouraria.