Usamos cookies para personalizar a sua experiência na Santa Casa da Misericórdia. Ao navegar no site, aceita a utilização dos mesmos.

FAQ'S - LAR SÃO JOSÉ

1. Tem vaga? Tenho pedido há tantos anos, porquê é que não me chamaram?
As vagas são geridas em função das inscrições realizadas, sendo prioritários os casos mais urgentes e que tenham a formalização da inscrição finalizada. Os pedidos devem ser renovados de 6 em 6 meses. Solicita-se que seja realizada a inscrição e aguardar o contacto da ERPI, findos os 6 meses atualizar inscrição.
2. Quanto se paga mensalmente?
A determinação da comparticipação do residente é realizada pela aplicação de uma percentagem sobre o seu rendimento “per capita” do agregado familiar de acordo com o grau de dependência (calculado pelo índice de barthel). À comparticipação do residente deverá acrescer a comparticipação dos descendentes de 1º grau em linha reta ou quem se encontre à prestação de alimentos, determinada de acordo com a sua capacidade económica e financeira.
3. Qual o valor da entrada?
Não há valor de entrada. No entanto, aquando da celebração do contrato de prestação de serviços deve ser entregue uma caução igual ao valor da mensalidade, à Misericórdia, com o direito de reembolso ao utente ou responsável.
4. Os quartos são individuais?
O alojamento dos residentes será realizado em quarto individual, duplo ou triplo, conforme a tipologia existente na fase do acolhimento.
5. Ficam com o meu familiar só durante as minhas férias?
A ERPI é uma resposta de alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, respondendo às carências de quem necessita de assistência e de apoio adequado.
6. Horário das visitas?
As visitas aos residentes no salão nobre ou aos quartos estão limitadas a 2 pessoas por utente. No período da manhã: 10h30 – 12h00 No período da tarde: 14h00 – 16h00 16h30 – 18h00 No caso de utentes acamados, o horário limita-se ao período da tarde.
7. Onde é realizada a inscrição?
A inscrição deve ser realizada nos Serviços Administrativos Centrais.
8. Documentos necessários?
Devem ser entregues todos os documentos previstos em Regulamento Interno nomeadamente, documentos de identificação, comprovativos de rendimentos e despesas do candidato e dos descendentes em 1º grau de linha reta ou de quem se encontre à prestação de alimentos.
9. Quais os serviços prestados?
Prestamos um conjunto de serviços e atividades, designadamente: alimentação, cuidados de higiene e imagem, tratamento de roupa, higiene e manutenção dos espaços, atividades lúdico-recreativas e ocupacionais, cuidados de enfermagem e de saúde e apoio nas atividades de vida diária.
10. Constituição da equipa?
A ERPI tem uma equipa multidisciplinar, constituída por diretor técnico, psicólogo, animador, assistente social, nutricionista, professor de educação física, enfermeiro, médico, administrativo, ajudantes de lar, trabalhadores de serviços gerais, copeiro, motorista e serviços de cozinha e de lavandaria.
Topo