- DESCRIÇÃO
- OBJETIVOS
- SERVIÇOS
- EQUIPA TÉCNICA
- HORÁRIO
- CANDIDATURA
- DOCUMENTAÇÃO
- PAGAMENTO
O serviço de apoio ao domicílio é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio. Serviços de caracter pessoal, social, reabilitador, psicológico e domésticos a indivíduos e familiares quando por motivo de doença ou outro impedimento não possam assegurar temporariamente ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.
REGULAMENTO INTERNO APOIO DOMICILIÁRIO: CLIQUE AQUI
A nossa intervenção é pautada por critérios de qualidade, valorizamos a articulação com o cliente/utente e o seu familiar próximo.
Constituem objetivos do SAD:
- Colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias; - Coadjuvar para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar; - Contribuir para a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais; - Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia; - Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes; - Facilitar o acesso a serviços da comunidade.
Prestamos cuidados a pessoas com diversos graus de dependência, assegurando a execução das atividades da vida diária de uma forma profissional, mas simultaneamente prestando todo o carinho e apoio psicológico de que estas pessoas tanto necessitam.
Higiene Pessoal – O período da higiene pessoal é dos momentos mais importantes do dia a dia de um idoso, todos os cuidados de higiene como: banho, tratamento de cabelo, unhas, barba, higiene oral, as nossas profissionais estão habilitadas para realizar estes serviços preservando ao máximo a dignidade e individualidade do cliente.
Alimentação – Distribuição de refeições diárias. As refeições são confecionadas na cozinha central da Santa Casa por uma equipa de profissionais, seguindo todas as normas do HACCP. As ementas são elaboradas por uma nutricionista de acordo com os gostos pessoais e segundo as orientações médicas dos clientes.
Higiene habitacional – O SAD realiza as tarefas de higienização da sua habitação, proporcionando um ambiente limpo e agradável.
Tratamento de Roupas – A Santa Casa da Misericórdia, possui uma lavandaria com capacidade para dar resposta a todas as solicitações dos clientes/utentes do serviço de SAD, de forma eficaz e atempadamente.
Aquisição de bens e pequenas compras – Realizamos aos nossos clientes/utentes aquisição de bens e pequenas compras de produtos.
Serviço de animação e socialização – Dinamizamos um conjunto de atividades, passeios e visitas de acordo com os seus interesses, proporcionando-lhes momentos de socialização e lazer.
Acompanhamento Psicológico – Proporcionamos acompanhamento psicológico individual e estimulação cognitiva. A estimulação cognitiva retarda a evolução de doenças como Alzheimer e ajuda a manter a pessoa autónoma para a realização das sus tarefas de vida diária.
Acompanhamento Nutricional – Proporcionamos uma avaliação nutricional aos utentes, de modo a permitir um plano alimentar individual. Uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades específicas de cada pessoa é a base para uma vida mais saudável.
Serviço de teleassistência – Os clientes/utentes isolados dispõem em casa de um telefone ligado diretamente a uma central para comunicar em caso de necessidade.
Plano individual de intervenção – Fazemos um levantamento das necessidades junto do cliente/utente/família para que seja possível realizar um plano de intervenção individual que potencie a qualidade de vida do cliente/utente.
Temos uma equipa multidisciplinar que acompanham todo o processo e que garantem o máximo de qualidade nos serviços prestados.
- Diretor técnico; - Psicólogo; - Nutricionista; - Ajudantes familiares; - Trabalhador de serviço geral.
O SAD funciona diariamente no seguinte horário:
Segunda a sexta-feira: 08h30 – 18h00 Sábado, Domingo e feriados: 08h30 – 17h30Esta resposta destina-se a pessoas com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, cuja situação não lhes permita permanecer no seu meio habitual de vida.
A organização do processo de candidatura destina-se a estudar a situação sociofamiliar do/a candidato/a, bem como informar e esclarecer sobre o Regulamento interno, normas, princípios e valores da Misericórdia.
Aquando da existência de vagas é realizada pelo/a Diretor/a Técnico/a e Mesário/a do Pelouro, uma entrevista de averiguação das condições conforme previsto no regulamento interno;
Concluída a entrevista de averiguação e se os pareceres competentes forem favoráveis, será a petição do/a candidato/a a residente presente a despacho do/a Provedor/a, e/ou Mesário/a do Pelouro com delegação de competências.
I. A organização do processo de candidatura destina-se a estudar a situação sociofamiliar do\a candidato\a, bem como informar e esclarecer sobre o regulamento interno, normas, princípios e valores da Misericórdia. II. O indivíduo/família deverá dirigir-se aos Serviços Administrativos Centrais a fim de ser elaborado um processo de inscrição individual. Deverá, nesse momento, entregar cópia dos seguintes documentos: a) Bilhete de identidade/ cartão de cidadão; b) Cartão de Contribuinte; c) Cartão de beneficiário da Segurança Social; d) Cartão de utente (SNS); e) Relatório do médico de família, com o quadro clinico/ saúde do utente; f) Ultima declaração de IRS e respetiva nota de liquidação; g) Declaração anual de pensões, ou na ausência de rendimentos, uma declaração comprovativa da Segurança Social; h) Comprovativo dos rendimentos prediais, caso existam, ou Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos prediais; i) Cadernetas prediais atualizadas, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de bens imoveis; j) Declaração dos rendimentos capitais, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos de capitais; k) Comprovativos de despesas mensais fixas (ex: despesas com medicamentos de uso permanente – documentos comprovativos dos últimos 3 meses, etc); l) Em caso de admissão urgente, pode ser dispensada a apresentação de candidatura e respetivos documentos probatórios, devendo todavia ser desde logo iniciado o processo de obtenção dos dados em falta.
- Neste período o SAC funciona no horário de 09h – 17h30 NOTA: O atraso no pagamento está sujeito a coima ou suspensão de matrícula